Por que as festas de aniversário são importantes?

Festa Infantil em Florianópolis

As festas de aniversário são ótimas quando você é quem está sendo celebrado. Mas para os pais, dar uma festa de aniversário para uma criança pode parecer uma tarefa difícil. Para alguns, a ideia de planejar uma festa é avassaladora. Para outros, o custo de uma festa de aniversário pode ser um impedimento. Entendemos os desafios que podem surgir quando chega a hora de outro aniversário – mas não subestime a importância de uma festa de aniversário.

Por que os aniversários são importantes para as crianças:

Antes de optar por pular a festa de aniversário, considere estes motivos pelos quais as celebrações são importantes para as crianças:

  1. Honre seu filho

Se você está procurando maneiras simples de ajudar seu filho a aumentar sua autoestima, uma festa de aniversário é um bom lugar para começar. Se você tem mais de um filho, uma festa de aniversário também é uma ótima maneira de ensinar seus filhos a celebrar e honrar os marcos uns dos outros. Uma festa de aniversário é uma ótima oportunidade para fazer seu filho se sentir especial simplesmente por ser quem é.

Pense nisso: uma festa de aniversário não celebra conquistas acadêmicas ou esportivas. Não é baseado em seus talentos ou esforços para aprender um instrumento musical ou língua estrangeira. É simplesmente uma maneira de mostrar a seu filho que ele é especial por si só.

  1. Faça memórias

Claro, há uma psicologia de comemorar aniversários a se considerar, mas a importância de comemorar o aniversário do seu filho também pode ser encontrada nas páginas de álbuns de fotos de família. Conforme seu filho cresce, ele passa mais tempo criando suas próprias memórias com os amigos. Eles irão a lugares sem você, experimentarão coisas sem você e experimentarão muitas coisas por conta própria. Portanto, aproveite ao máximo o tempo que passam juntos. Planejar uma festa dá a você a chance de fazer memórias com seu filho – e essas memórias são presentes que você poderá desfrutar por muitos anos.

  1. Incentive as amizades

Quando você incentiva seu filho a convidar amigos para uma festa, você está mostrando a eles que valoriza as amizades que fizeram com os colegas. Sua disposição de hospedar um evento especial para seus amigos também os incentiva a construir e fortalecer amizades.

As festas de aniversário dão às crianças a chance de socializar fora dos limites da escola. Eles não precisam ficar sentados em silêncio em suas mesas e não estão envolvidos em atividades acadêmicas. Em vez disso, eles estão brincando e se envolvendo em atividades de que todos gostam.

  1. Compreenda a passagem do tempo

As crianças não nascem com uma compreensão do tempo. Cabe aos pais ensiná-los a entender como o tempo passa. Quando você faz questão de comemorar, especialmente quando está comemorando o aniversário de uma criança em idade pré-escolar, você está ensinando seu filho sobre sua idade, crescimento e outros conceitos de tempo, como datas, meses e anos.

Sim, eles vão receber isso na escola também, mas quando você dá a uma criança um exemplo tangível para se apegar – como o aniversário dela – ajuda a levar o conceito para casa. As crianças também desejam envelhecer naturalmente. Ao ensiná-los sobre aniversários, você pode dar-lhes marcos pelos quais ansiar, como envelhecer o suficiente para dirigir, furar as orelhas ou ir à escola.

  1. Ensine as crianças a celebrar os outros

Ao dar amor ao seu filho no aniversário dele, você demonstra a ele como ele deve tratar as outras pessoas em seu dia especial. Quando você faz seu filho se sentir especial ao planejar uma festa para o aniversário dele, ele aprenderá a procurar maneiras de ajudar seus amigos e familiares a sentir a mesma alegria que sentiram. Com o tempo, eles começarão a procurar mais maneiras de celebrar os outros, dando presentes e planejando surpresas especiais para os outros.

  1. Socialização

Quando você incentiva seu filho a passar o tempo em grupos de outras crianças – grandes ou pequenas – você está criando oportunidades para que eles pratiquem a socialização em grupos. Eles podem praticar as maneiras que você ensinou em casa, aprender como manter conversas, interagir com outras pessoas e lidar com o conflito quando ele surgir.

  1. Mostre os interesses exclusivos

Na maioria das vezes, a festa de aniversário de uma criança gira em torno de um tema – normalmente algo em que estão interessadas, como princesas, dinossauros ou esportes. Isso dá a seu filho uma ótima oportunidade de compartilhar algo que o apaixona com os amigos. As crianças mais velhas podem não se interessar por um bolo com o tema do Mickey Mouse, mas essa ideia ainda se aplica à medida que crescem. As crianças mais velhas costumam gostar de temas de festa que giram em torno de uma atividade amada, como laser tag ou natação.

  1. Comemore os marcos da paternidade

As festas de aniversário podem ser muito trabalhosas para os pais, mas também são um ótimo momento para parar e lembrar o quanto você ama seu filho. Os aniversários dão aos pais tempo para refletir sobre o quão longe seus filhos chegaram e para olhar para o futuro para o que está reservado. Se tiver sido um ano particularmente difícil, também pode ser um momento muito necessário para relaxar e desfrutar da companhia de outros adultos enquanto seus filhos se divertem.

Dicas para um planejamento de festa bem-sucedido

As celebrações do aniversário são importantes, mas não precisam ser estressantes. Antes de planejar, lembre-se:

  1. Mantenha as coisas simples

Seu filho não precisa de uma festa elaborada com 50 convidados para se sentir especial. Pode ser tão simples quanto uma pizza e uma noite de cinema com seus amigos mais próximos. Pode ser cupcakes e um passeio ao zoológico. Você não precisa quebrar o banco ou amontoar muitas pessoas em sua casa para se divertir.

  1. Concentre-se em seu filho

Lembre-se de que seu filho é um indivíduo único que tem seus próprios gostos e desgostos. Certifique-se de planejar uma celebração especial cheia de coisas que eles amam. Se seu filho odeia bolo, coloque velas em um sundae de sorvete. Se seu filho não gosta de barulhos altos, opte por uma festa em casa ou um fim de semana especial fora com seus dois amigos mais próximos.

  1. É certo dizer não

Se você tem um filho especialmente social, ele pode estar ansioso para convidar todos os seus conhecidos para uma festa. Isso pode sair rapidamente do controle. Não há problema em limitar o número de convidados na lista de convidados ou optar por fazer uma festa em casa para economizar dinheiro. Ao definir limites para a lista de convidados, você ensina a seu filho o valor de se concentrar em amizades íntimas. Quando você limita o que pode gastar, ensina a eles que pode se divertir sem gastar muito dinheiro para isso.

  1. Seja criativo

Se você tem um filho que tende a ser introvertido ou que não tem um grande círculo de amigos, você ainda pode ter uma celebração bonita e significativa. Em vez de fazer uma festa tradicional de bolo e presentes, convide seu amigo mais próximo para assistir a um jogo de beisebol com sua família ou faça uma viagem noturna a um parque de diversões. Procure atividades que seu filho adore e torne-as uma ocasião especial.

No Brinca Mundi, entendemos a importância de comemorar aniversários! Oferecemos vários pacotes de festa infantil em Florianópolis à sua escolha, dependendo do tamanho da festa que você deseja organizar.

Para orçamentos, clique aqui.

© Copyright 2021 Brinca Mundi - Todos os direitos reservados | Produzido por NTH WEB / Desenvolvido por Comunix Publicidade